Inovação no Desenvolvimento Rural

Por admin

No dia 16 de setembro, a partir das 11h00, realiza-se o oitavo Webinar do “Ciclo de Webinars TURNAT 4.0” sobre “Inovação no Desenvolvimento Rural”.

O painel de oradores é constituído por Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior, Luís Mira, Secretário-Geral da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, e Teresa Silveira, Jornalista da Vida Económica.

Nas últimas décadas assistimos a um permanente dualismo entre o rural e o urbano.
Historicamente a procura por melhores condições de vida, levou ao êxodo rural, para as vilas, cidades e estrangeiro. A baixa densidade populacional, a falta de mão-de-obra qualificada, a falta de investimento empresarial, a redução dos serviços e investimento público geram um ciclo vicioso.
E agora? Como inverter esta tendência? Apostar em territórios sustentáveis? Territórios inteligentes? Tecnologia? Trabalho à distância e teletrabalho? Redes locais de comercialização? Impulsionar atividades nas artes, cultura, artesanato? Crescer nos serviços de apoio à terceira idade? Medidas de descriminação positiva?
Vamos debater com especialistas, diferentes e inovadoras abordagens, clássicas ou disruptivas, capazes de impulsionar através do empreendedorismo, a reativação dos territórios rurais de baixa densidade.

O “Ciclo de Webinars TURNAT 4.0” é realizado através da plataforma Zoom e transmitido em direto na página de facebook do projeto. A participação é gratuita, devendo os interessados em participar realizar o registo neste link.